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Foto: Fiix Software |
A
manutenção é um setor que se baseia em fazer com que a tecnologia existente
funcione da maneira esperada mas também é um setor que viu inovações
significativas nos últimos anos.
Entre os muitos avanços que alcançaram o mundo da manutenção ultimamente está a introdução da manutenção
móvel. Para as equipes que já usam um aplicativo para concluir o trabalho
do dia a dia, muitos não conseguem imaginar a vida sem ele. Mas e aqueles
que ainda não deram o salto? Os ganhos obtidos com a manutenção móvel são
suficientes para considerar a tecnologia essencial ou é simplesmente algo bom
de se ter?
A constante evolução tecnológica em
que vivemos tem sido responsável pelo desenvolvimento de várias soluções
inovadoras e, na área da manutenção, as aplicações móveis merecem especial
destaque.
Os smartphones e tablets são, sem dúvida, uma das tecnologias mais utilizadas a nível mundial. Hoje em dia, quase toda a gente tem um smartphone no bolso que não só é utilizado para um fim pessoal, mas também como uma ferramenta de trabalho.
Uma equipa de manutenção, que tenha adotado uma aplicação móvel para realizar as suas tarefas diárias, já dificilmente se consegue imagina sem ela.
Vamos apresentar-lhe alguns benefícios da gestão da manutenção através da aplicação móvel e descobrir se esta tecnologia é essencial ou apenas uma boa opção para a sua empresa.
Essencial ou opcional?
O verdadeiro desafio é que
muitas empresas consideram seu departamento de manutenção um centro de custo. Frequentemente,
os técnicos em tais organizações operam sob uma estratégia de manutenção amplamente reativa, o que significa
que os custos aumentam rapidamente devido a emergências. Investir mais
nesta área pode ser erroneamente visto como um risco de perder o retorno do investimento (ROI).
No entanto, quando a mobilidade
entra nesse ambiente, ela pode revolucionar tarefas essenciais. Problemas
relacionados ao estresse, comunicação deficiente e tempo de inatividade
constante são o resultado de um ciclo reativo perigoso quando os técnicos não
têm as ferramentas certas para o trabalho. A manutenção móvel pode mudar
drasticamente para melhor a maneira como as tarefas básicas são realizadas.
A aplicação móvel (ainda) não é um substituto à versão web da solução de gestão da manutenção (CMMS), mas, ao longo dos anos, está a ganhar cada vez mais adeptos dentro do departamento de manutenção, por ser uma resposta eficiente à gestão da manutenção em qualquer lugar. Com a necessidade de suportar a atividade, os técnicos acabam por passar mais tempo no terreno e, a aplicação possibilita aos profissionais da manutenção aceder à informação necessária e em tempo real onde quer que estejam. Isto faz com que as ordens de trabalho (OT) possam ser realizadas e reportadas sem necessidade de voltar ao escritório para aceder a um computador. A aplicação móvel de gestão da manutenção tem poder suficiente para revolucionar de forma positiva as tarefas essenciais do dia-a-dia da manutenção e traz consigo dois benefícios cruciais: maior flexibilidade e economia de tempo.
Os problemas relacionados com o stress, com a má comunicação entre a equipa e com o tempo de inatividade dos ativos, são o resultado de um ciclo perigoso que acontece quando os técnicos não têm as ferramentas adequadas para realizarem o trabalho de forma eficaz. Com a ajuda de uma ferramenta móvel, consegue-se melhorar e otimizar a gestão da manutenção de qualquer empresa.
Como é que as aplicações elevam a gestão da manutenção para um nível mais eficaz?
Apresentamos-lhe
quatro exemplos de tarefas essenciais do Departamento de Manutenção que
beneficiam significativamente com a mobilidade:
1. Inventariar ativos em qualquer lugar
Com as equipes de manutenção constantemente em movimento, é importante dar acesso a mecanismos para inventariar e catalogar em qualquer lugar. O registo de novos ativos e localizações é uma constante dentro de qualquer empresa e, com recurso a ferramentas móveis para inventariar, os técnicos de manutenção conseguem inserir informação sobre ativos, como a localização, detalhes do ativo, fotografias, documentos de segurança e manuais de utilização. Com recurso a tecnologias wireless como o RFID e NFC, a catalogação e reconhecimento de equipamentos é feita de uma forma rápida e segura, ajudando os processos de gestão da manutenção futuros.
2. Acesso ao trabalho programado nos planos de manutenção preventiva
Quando as operações de manutenção preventiva são programadas antecipadamente, os técnicos começam o dia de trabalho sabendo de forma imediata o que têm de fazer. Esta informação ao estar disponível a partir de um dispositivo móvel, faz com que a equipe de manutenção tenha acesso a toda a informação que necessita enquanto está em movimento pelas instalações. Além disso, os técnicos recebem notificações em tempo real sobre as emergências ou as tarefas que não estavam previamente programadas
3. Seguimento das ordens de trabalho e dos ativos
Quando um equipamento de manutenção não tem um CMMS móvel como ferramenta de trabalho, os técnicos necessitam acessar a um computador para executar as suas Ordens de Manutenção (OM). Isto faz com que a equipe de manutenção só possa ter acesso a essa informação no escritório e, também, necessita de recorrer ao uso de papel para escrever detalhes das OM's que, mais tarde, terá de passar para o sistema.
Com a aplicação móvel, os técnicos de manutenção podem passar a inserir toda a informação necessária no momento em que é recolhida, eliminando, assim, o uso de papel e o tempo perdido.
O relato imediato do trabalho efetuado, tempo gasto, consumo realizado e até outros custos associados às ordens de trabalho passou a ser algo possível de acontecer, tornando-o também visível a toda a equipa de gestão de manutenção. Além disso, os técnicos podem simplesmente digitalizar uma etiqueta RFID ou NFC de um equipamento com um smartphone ou tablet e acessar a informação relacionada com os ativos, como documentos, manuais de utilização e o histórico de intervenções. Desta forma, toda a informação está centralizada no sistema e acessível em tempo real, a partir de qualquer lugar.
4. Estoque de peças de reposição
Não ter controle sobre o estoque de peças de reposição no armazém pode ser um pesadelo para as equipes de manutenção. Se ocorrer uma falha ou uma avaria e não existirem peças de reposição suficientes para a reparação do equipamento, é necessário contatar o fornecedor e esperar que as peças sejam entregues, provocando uma paragem nas operações.
A aplicação móvel evita essas situações já que os técnicos de manutenção podem atualizar continuamente o stock a partir do seu smartphone, em qualquer lugar.
Se as operações de manutenção forem programadas antecipadamente, os técnicos conseguem verificar se existem peças de reposição suficientes em estoque e, caso contrário, podem pedi-las de imediato através da aplicação. Por outro lado, na hipótese de surgir uma falha repentina e a última peça de reposição for utilizada, o técnico pode solicitá-la imediatamente para repor o estoque. Concluímos, então, que a equipe de manutenção é capaz de adotar uma mentalidade totalmente proativa, o que previne uma grande quantidade de stress no futuro.
Fonte: Jes Ellacot - blog fiix software
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