Se sim, vamos enfrentá-la, a maioria das empresas precisa de uma intervenção na cultura. Este artigo irá explorar questões comportamentais que muitas vezes são o cerne de uma cultura de negligência e mediocridade. Ele empresta muito de ciência de gestão, princípios de liderança e as conversas com pessoas que trabalham no campo da confiabilidade de manutenção.

Traços de uma cultura de Manutenção Ruim

Não demora muito para reconhecer os sinais de uma cultura de manutenção ruim, embora o perfil dessa cultura possa variar consideravelmente. O perfil da cultura pode ser caracterizado pela indiferença, a culpa, a tensão entre a operação e a manutenção, frustração ou raiva, desconfiança, pessimismo, alta rotatividade de pessoal, perda de tempo e recursos, erros humanos excessivos, uma ordem de trabalho de perdida no tempo, os eventos não programadas de manutenção frequentes, crise e falta de rentabilidade.
As falhas de manutenção e uma cultura de manutenção ruim também andam de mãos dadas. Constantemente reagindo à falha da máquina desmotivando o pessoal de manutenção. Neste caso, as máquinas da planta controlam o horário de trabalho, e não o contrário.
Como se costuma dizer, "As pessoas param seu chefe, não o seu trabalho." Os empregados saem, porque eles não são corretamente geridos ou liderança não  se criou uma cultura organizacional adequada. Independentemente disso, boa cultura é o remédio para ele.
A confiabilidade da máquina é uma ciência comportamental, uma cascata para baixo a partir da gestão para o chão de fábrica. Anos de análise de causa raiz (RCA) confirmam que os rolamentos não apenas morrem, eles são assassinados. Eles são assassinados por pessoas que não sabem ou não se importam em evitar essas falhas. Mais uma vez, a boa cultura muda o comportamento e permite confiabilidade.

Olhe para o passado para mudar o futuro

Claro, o melhor profeta do comportamento futuro é o comportamento passado. O comportamento passado estabelece a reputação, o que muitas pessoas usam para julgar os outros. Você pode julgar a cultura de uma forma similar para ajudar a prever o desempenho futuro da confiabilidade de manutenção. Comportamento, valores e decisões são todos os componentes de envolvimento dos funcionários, que atigem acentuadamente impactos individuais e empresariais.
Nutrir a cultura de manutenção positiva é um ativo crítico da planta. Por exemplo, quando as pessoas fazem um bom trabalho, eles se sentem bem por si mesmos e pelos seus empregos. Quando as pessoas fazem um trabalho ruim, eles se sentem mal por si mesmos e por seus empregos. Sentir-se mal é um problema moral sério que se multiplica e se espalha. A solução mais simples é permitir que as pessoas façam um bom trabalho e que sejam reconhecidos e celebrados.
A cultura impulsiona o comportamento. Comportamento influencia a qualidade do trabalho. Trabalho de qualidade é fundamental para a confiabilidade da planta e o custo de confiabilidade. Mas por que você deveria se preocupar? Porque a confiabilidade promove a segurança no emprego e cria valor para o acionista. Uma cultura ruim é disfuncional e é a faísca de uma cadeia de desespero para todos os interessados. Nenhuma quantidade de experiência em confiabilidade da máquina vai superar a sequência destrutiva causada por uma cultura de manutenção podre. Ela tem a inércia que ao longo do tempo torna-se cada vez mais difícil de mudar.
Boa cultura tem inércia, também. Ela alimenta uma cadeia de sucessos de reforço. Pequenos sucessos geram sucessos maiores e mais sustentáveis.
Ao criar uma boa cultura, ela começa e termina na parte superior, no nível da liderança. Quando os bons líderes são responsáveis, todos ganham. Quando os líderes maus estão no comando, a cultura torna-se negativa, hostil, estagnada, e todo mundo perde. Boa cultura emerge também da aspiração da administração para melhoria e o desejo inerente de fazer um bom trabalho. Relaciona-se com as habilidades, ferramentas, planos de trabalho e prontidão máquina.

Adaptado do artigo de Jim Fitch - CEO e co-fundador da Noria Corporation