Formação para a Excelência: como os adultos aprendem



Ilustração: Fabrica de cursos

Há um velho ditado que "se alguém precisa aprender a dizer o tempo, ele não precisa aprender a construir um relógio."  

Preparar-se para montar o planejamento de um programa de formação, de melhoria dos processos operacionais, administrativos de suprimentos ou processo de concepção, precisamos rever os princípios de como os adultos aprendem. Esses princípios formam a base para qualquer programa que tenha um compromisso com a excelência operacional.
Muitas vezes erra-se demais pelo lado do ensino ou pela informação errada. Adultos querem aprender apenas o que precisam agora e não outra coisa. Este capítulo vai ensiná-lo a fazer exatamente isso.
A relação entre teoria de aprendizagem e os aspectos práticos da formação é muitas vezes uma questão de debate. Algumas pessoas insistem que um bom treinamento depende de um conhecimento profundo da teoria e dos princípios de aprendizagem. Outros acreditam que a teoria não é muito útil em qualquer situação de negócios, incluindo a formação. Ambas as posições tem alguma validade.
A teoria da aprendizagem raramente fornece respostas diretas as perguntas para programa de treinamento de projetistas, instrutores, gerentes ou participantes do programa. No entanto, qualquer reflexão séria sobre técnicas de treinamento deve começar com um entendimento comum dos princípios de aprendizagem.
Esta breve apresentação é baseada na convicção de que a aprendizagem e a formação dependem uns dos outros. Nós definimos a formação como um conjunto de procedimentos que se destinam a alcançar a aprendizagem. Qualquer um que oferece com sucesso programas de treinamento deve conhecer e responder a esses procedimentos.
A apresentação é organizada em torno de quatro temas principais:
  1.       Princípios básicos de aprendizagem
  2.       Condições que tornam a aprendizagem mais fácil
  3.       Características da educação de adultos
  4.       Processos de formação fundamentais

1. Princípios de Aprendizagem

Em muitos aspectos, a formação pode ser comparada com a arte da pesca. A atração e outros apetrechos são projetados para chamar a atenção do pescador, mas não necessariamente o peixe! Da mesma forma, muitos chamados programas de treinamento são projetados para o estilo do instrutor. Eles "cobrem informação", "dizem como", ou "mostram como." Às vezes, é difícil dizer se existe alguma relação real entre as técnicas de ensino e a aprendizagem que está ocorrendo. Muitas vezes o aluno pode descrever habilidades, estilo, humor, ou apresentação do instrutor, mas não se lembra de usar a informação apresentada.
Às vezes, o ensino parece ter sucesso. Contudo, a experiência nos diz que, em muitos casos, o ensino é provavelmente sem importância. Aprendizagem pode acontecer sem ele. Ao estudar as informações que se segue, você vai ver que o papel do instrutor deixa de ser o assunto e é orientada para ser do aprendiz, ou dos problemas e é orientado para o processo.
           Aprender é uma experiência que acontece dentro do aluno.
     A aprendizagem significativa é mais permanente e intransferível pois está baseada em  
     fatos memorizados;
          Os alunos adultos aprendem o que fazer;
           A aprendizagem é um processo de cooperação entre o instrutor e o aluno adulto;
           Um dos recursos mais ricos de aprendizagem são os próprios estudantes adultos;
           A aprendizagem exige mudança, e mudança é por vezes resistente;
          Adultos preferem tomar, cursos curtos voltados para aplicação imediata;
          Aprendizado leva tempo. Realiza-se gradualmente.
         Aprender consegue ser mais eficaz quando o aluno adulto recebe um feedback imediato
   sobre as respostas;
          Existem diferentes tipos de aprendizagem e eles exigem processos de formação diferentes.

2. Condições que tornam a aprendizagem mais fácil

Além dos princípios fundamentais que regem a aprendizagem, os instrutores precisam reconhecer o impacto das condições circundantes. Basicamente, temos de abordar a influência da atmosfera e atitudes que ajudam na realização dos objetivos de formação.
"As condições que tornam a aprendizagem mais fácil" podem ser organizados em duas categorias: as condições que se relacionam com um "senso de aceitação", e as condições que se relacionam com a "sensação de liberdade" dentro da situação de aprendizagem. As condições abaixo agrupadas sob essas duas categorias tornam a aprendizagem mais fácil:
  • Senso de aceitação;
  •  Aprender é mais fácil em um ambiente onde as pessoas se sentem aceitas;
  • Aprender é mais fácil em um ambiente que honra ações do aluno, bem como do instrutor, formação, experiência e perspectiva;
  • Aprender é mais fácil em um ambiente em que a diferença de opinião é considerada boa e desejável;
  •  Aprender é mais fácil em um ambiente que reconhece de forma consistente os direitos das pessoas a cometer erros e não ser criticado;
  •  A aprendizagem é facilitada quando os alunos não estão envergonhados por seu desempenho individual;
  • Sensação de liberdade
  • Aprendizagem é facilitada em uma atmosfera que encoraja as pessoas a estar ativas;
  • Aprender é mais fácil em um ambiente onde a ênfase na avaliação é sobre a auto avaliação;
  • A aprendizagem é facilitada quando os alunos são livres para questionar outros membros da classe e o instrutor, bem como ser questionada por outros membros da classe e pelo instrutor.
  • A aprendizagem é facilitada quando os objetivos de aprendizagem são claros e métodos do instrutor incentivam a aprendizagem ativa através da prática;
  • A aprendizagem é facilitada quando os alunos se divertir e aproveitar o processo de aprendizagem.

3. Características da educação de adultos

Tendo em conta os princípios e as condições de apoio que apresentamos para a aprendizagem, está claro que o processo de ensino é importante para o processo de aprender. A definição de "ensino" dos adultos, no entanto, precisa ser examinada. As abordagens tradicionais de formação de adultos foram baseadas em premissas derivadas de princípios ultrapassados ​​de educação de jovens. Os alunos adultos têm pelo menos quatro características que diferem dessas ideias ultrapassadas. Uma consciência das expectativas dos alunos adultos irá adicionar uma outra dimensão importante para o seu entendimento. Quais são essas expectativas? Quais são as implicações para ajudar os adultos a aprender?
  1. ·         Os adultos têm uma necessidade de ser tratado com respeito e não ser constrangido;
  2.       Adultos têm experiências acumuladas e a necessidade de compartilhá-los;
  3.       Adultos não estão sempre pronto para aprender. Eles devem ter uma necessidade;
  4.          Perspectiva de tempo mais curto para adultos. Eles querem informações que eles podem usar agora.      
 
4. O processo fundamental de Formação

Os quatro processos de formação fundamentais seguintes são derivados dos princípios, condições e características de aprendizagem de adultos. Estes princípios, condições e características descrevem o ambiente de aprendizagem e fornecem insumos essenciais para as decisões de formação. Reconhecer os princípios, as condições e características ajudam o desenho do programa de treinamento e o instrutor a se comprometer em a utilizar os processos apropriados.
Os quatro processos são os seguintes:
  •        Orientação e reforço: alunos adultos aprendem através de materiais do curso cuidadosamente preparados contendo objetivos claros, e com reforço positivo contínuo;
  •        Associação: Certifique-se de relacionar novas ideias para informação já conhecida. Além disso, que se referem às necessidades do que está sendo aprendido;
  •       Participação ativa: Os alunos devem estar ativamente envolvido em todas as atividades de aprendizagem;
  •      Oferecer oportunidades: dar aos alunos a oportunidade de praticar e aplicar os conhecimentos recém-adquiridos.

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário