Tecnologia ajuda? Por que é tão difícil fazer funcionar algo que, é vendido como uma maravilha corporativa moderna?

Concluímos a instalação de um software de gestão sofisticado e caro. A sensação geral é que o sistema ainda não é totalmente aproveitado nem vai servir para ajudar a melhorar o fluxo de informações.

Você conhece alguém que tem um telefone celular cheio de recursos - como email, internet, aplicativos, fotos - e só usa o telefone? Conheço gente que ainda disca cada número e não usa a agenda eletrônica.

Qual sua própria porcentagem de domínio dos softwares do seu notebook? Imagino que seja inferior a 50%.
No meu caso garanto, garanto que é.

Tenho visto exatamente o mesmo comportamento na utilização dos softwares nas empresas. Sabe o que penso? Existe uma longa caminhada entre o conhecimento e a prática. Você leva uma pessoa para a sala de aula, dá cursos excepcionais, empacota um monte de conhecimento em dois ou três dias e pensa que o problema está resolvido Não está. 

O desenvolvimento da tecnologia da informação trouxe oportunidades para as empresas se reestruturarem, além de tornar possível a crescente integração de sistemas estruturados para atender aos processos de negócio e suportar o fluxo de informação associado. Neste cenário, as filosofias de gestão capazes de buscar informações provenientes das mais diversas áreas da empresa, como financeira, controladoria, produção, materiais, vendas etc, e tratá-las como única, não redundante, consistente e segura, tornaram-se possíveis. 

Muitas vezes ele só começou. Esquecemos que nós seres humanos, somos limitados no aprendizado, só conseguimos aprender certa quantidade de coisas por dia (conceito Potencial Mental de Maslow). Agora pense em seu "software de gestão sofisticado". Quanto tempo levaria para uma pessoa aprender a dominar todos os recursos? Um segundo conceito é o do conhecimento explícito (aquele que pode ser escrito e ensinado por qualquer grupo de pessoas) e do tácito (aquele que depende de experimentação e é transmitido homem a homem). Operar equipamento eletrônicos tem muito de explícito, mais também tem uma grande dose de conhecimento tácito.


A implantação de um Sistema Integrado de Gestão é um projeto caro e demorado, sendo função da complexidade dos processos e operações da empresa, do seu porte e do escopo de implantação.  E como todo projeto complexo, a implantação de um SIG apresenta vários problemas, sejam eles comportamentais ou sistêmicos. O conhecimento prévio dos problemas mais comuns em uma implantação pode ser de fundamental importância para aqueles que ainda vão passar por tal desafio ou mesmo, em um futuro não distante, para o aumento da abrangência do SIG.  Conhecer os possíveis problemas pode possibilitar ações preventivas e mesmo a adoção de procedimentos de trabalho mais adequados.

Por isso eu lhe recomendo três iniciativas.
A primeira é insistir em treinar as pessoas durante um longo tempo, talvez continuamente, para sempre.
A segunda é ter gente dentro da própria organização que possa dar esse treinamento aos funcionários - o que não apenas vai dar ao curso um senso de realidade (já que todos os envolvidos estão no mesmo universo) como também reduzirá custos.
O terceiro ponto é cuidar da rotatividade de pessoal mantendo-a a mais baixa possível para não perder todo este aprendizado e ter de começar tudo de novo. Se você insistir nesta linha, certamente terá bons resultados. Muito embora você não tenha mencionado, eu lhe faço uma recomendação final. Já vi casos em que sofisticados sistemas de tecnologia não funcionavam bem simplesmente porque os dados que os alimentavam não tinham a menor confiabilidade. Verifique todos os processos alimentadores de informação ao seu sistema para garantir a qualidade da informação.

Fonte: Coluna Gestão à Vista - Vicente Falconi - renomado especialista em gestão no Brasil e cofundador da consultoria INDG.



Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

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