O que é o Lean

O Lean muitas vezes é conhecido por muitos nomes: Sistema de Produção Toyota, TPS, Lean Manufacturing, produção enxuta, Liderança Lean, Lean Six Sigma.No entanto, as idéias, que estão por trás dos conceitos Lean todos compartilham dos mesmos princípios básicos. Lean é uma filosofia de gestão - uma maneira de pensar. Ele considera, antes de tudo, o que o cliente está disposto a pagar por, ou, em outras palavras - o valor agregado. As atividades que não agregam valor ao produto final do cliente são definidas como resíduos e devem ser reduzidos ou eliminados para liberar recursos para ser usado naquilo que agregar valor.
No entanto, as idéias, que estão por trás dos conceitos Lean todos compartilham dos mesmos princípios básicos.
Lean é uma filosofia de gestão - uma maneira de pensar. Ele considera, antes de tudo, o que o cliente está disposto a pagar por, ou, em outras palavras - o valor agregado. As atividades que não agregam valor ao produto final do cliente são definidas como resíduos e devem ser reduzidos ou eliminados para liberar recursos para ser usado naquilo que agregar valor.

O segundo componente principal do Lean é o respeito ao empregado e seu papel na agregação de valor ao produto final ou cliente. Os funcionários que adotam princípios Lean são capacitados e motivados para olhar criticamente para atividades geradoras de valor e melhorar continuamente ou eliminar aqueles que não o fazem.


O pensamento Lean não é uma ideia nova nem está apenas focada em uma industria ou disciplina. A origem das contribuições destes príncipios podem ser encontradas ao longo da história distante. A influência do Lean na era industrial moderna tem sido moldada pelas obras de vários indivíduos, incluindo o industrial Henry Ford e visionários de gestão, como W. Edwards Deming e Joseph Moses Juran.

O termo Lean é no entanto relativamente novo. 1988 O artigo de John Krafcik, "Triunfo do Sistema de Produção Enxuta", publicado na Sloan Management Review, bem como o livro "A Máquina que Mudou o Mundo" (Womack, Jones e Roos, 1990), são créditos que ilustram claramente o que é considerada hoje ser as origens modernas e, posteriormente, as melhores práticas de manufatura enxuta.

Estas publicações destacadas na jornada da Toyota de suas operações de fabricação pós-Segunda Guerra Mundial, o que é conhecido hoje como o Sistema Toyota de Produção (TPS). Os elementos-chave que contribuem com a performance superior da Toyota são os métodos de negócio que utilizem menos recursos e tempo: capital humano, investimento financeiro, instalações, estoques, produção, desenvolvimento de produtos, fornecimento de peças e relações com clientes.

Durante a década de 1970 e 80, sob a orientação do gerente de produção do grupo, Taiichi Ohno, esses conceitos foram espalhados pelo fornecedor de rede de distribuição da Toyota e operações de vendas.

Hoje, Lean tornou-se a abordagem de melhoria mais eficaz único para as empresas de todos os tamanhos e em muitas indústrias e disciplinas. Quatro Princípios especialistas em gestão enxuta pode ajudar sua empresa a se juntar às fileiras de outras empresas de classe mundial que adotaram com sucesso Lean.



Princípios Lean
Concentre-se primeiro no valor

O objetivo de uma empresa é adquirir e manter clientes, a fim de crescer de forma rentável. Se as necessidades dos clientes não estão totalmente preenchidas, especialmente em um mercado altamente competitivo, a empresa não vai executar e deixar de ser rentável. Cumprir as necessidades do cliente é definido como entregar o que é valioso para eles, ou seja, o que eles estão dispostos a pagar. Este pode ser um produto e /ou serviço. Tudo o resto, por padrão, é desperdício. Fornecer valor para o cliente, sendo eficaz e eficiente, é o núcleo do Pensamento Lean. Um negócio que transcorre desta forma, mantém ambos os clientes, acionistas e funcionários felizes.

Criar um ambiente de Lean

Princípios Lean são uma estrutura para guiar uma organização durante a implementação Pensamento Lean. Embora estes princípios sejam comumente associados com a fabricação, eles são tão válidas para os processos de outras disciplinas. Nos quatro princípios, pensamos que eles eram tão importantes, que nomeou a empresa depois deles.
 
Estabelecer um sistema de tração

Permitir que a demanda puxe bens ou serviços - só fazer o que é necessário quando solicitado pelo cliente final ou o próximo passo em um processo. Valor é puxado através de um processo em vez de ser criado em lotes ou como restrições que a capacidade permite. Isso minimiza excesso de produção, estoques e de capital em última análise, trabalhar.
 
Criar um fluxo de peça

Ativar o valor fluir - a adição de valor precisa ser ininterrupta, através dos processos em toda a cadeia de valor. Centrando-se no ideal, a adição de valor de uma única peça de cada vez nos permite alinhar de forma otimizada as etapas do processo em toda a empresa, eliminando atividades desnecessárias.
 
Trabalhar em takt

Trabalhar em um ritmo de acordo com o ritmo da demanda do cliente - takt é o termo alemão para timing. Esse ritmo é o quão rápido você precisa para fabricar um produto ou oferecer um serviço, a fim de preencher os seus pedidos de clientes. Ele fornece a pulsação do coração de um sistema enxuto que nos permite equilibrar conteúdo do trabalho e conseguir um fluxo contínuo através do negócio. Ele também permite-nos para ajustar o ritmo e responder com flexibilidade às mudanças no mercado.
 
Esforce-se para zero defeitos

Parar e corrigir quando algo dá errado - defeitos são facilmente identificáveis ​​no/ou muito perto do ponto em que eles surgem. Ao abordar a causa raiz do defeito imediatamente e sem aceitar nem passar defeitos, defeitos e problemas posteriores serão evitados e qualidade geral do produto ou serviço é melhorada.


 

Manutenção

Analista de Qualidade/Técnico de Planejamento Manutenção Pós-graduado em Gestão de Produção e Manutenção Industrial/ Graduado em Administração de Empresas / Técnico em Instrumentação, Usuários SAP/PM.

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